SOBRE RELAXAMENTO

 

 



                 Neste espaço irei postar sobre a necessidade do repouso e relaxamento, necessários à recomposição de nossa energia, tanto para melhorar a nossa eficiência, como para manter nossa saúde integral. Até porquê, nossa sociedade e cultura, materialista e utilitária não os reconhecem em sua importância essencial, sendo como são, responsáveis pela qualidade e quantidade de nosso desempenho diário. 

 



                     A Energia ou Força Vital, universal, cósmica que nos permeia, assim como a todos os seres vivos, conceito de todas as culturas e tradições antigas, é conhecida como Chi na Filosofia Chinesa, Ki na Filosofia japonesa, Mana entre os polinésios, Axé entre os iorubás, Prana entre os indianos, entre outros, manifesta-se em nós como Atividade e precisa de Repouso para se recompor. Ou seja, ela nos é doada, junto com a Vida, e é nossa responsabilidade cuidar dela e recompô-la para obter sua melhor eficiência. Nós transformamos quimicamente as substâncias de nosso próprio organismo como as vinda de fora de nós pelo ar que respiramos, os alimentos que comemos,a exposição ao sol,etc. E a produzimos em quantidade muito maior que a necessária para assegurar o trabalho vital propriamente dito, que é involuntário e inconsciente, se realiza à nossa revelia e se propõe a manter nosso organismo integral vivo. A quantidade excedente é destinada a satisfazer as necessidades de nossa atividade consciente e voluntária, a qual damos o nome de "trabalho" e, ainda, ao lazer ou recreação, estudo, etc. 

  

 


 

                    Afinal de contas, o quê é stress?  A definição mais aceita é a do Dr. Hans Seyle, que foi o primeiro a utilizar o termo "stress", emprestado da engenharia, onde stress refere-se ao desgaste de materiais submetidos a pressão excessiva. Dr. Seyle foi pioneiro na pesquisa de stress nos anos 30 e ele desenvolveu a definição clássica do stress: "É a resposta do corpo a qualquer demanda, quando forçado a adaptar-se à mudança". Hoje se acrescenta : "Resposta do corpo, das emoções e da mente"..e, como, estamos sempre atendendo muita demanda, precisamos ver que o stress faz parte da vida e que ele nem sempre é negativo.Pode ser positivo também...

 

 


 

                    Ou seja que, quando atravessamos problemas, pressões, contrariedades e ameaças ficamos stressados.Mas, quando assumimos um cargo novo no trabalho, vamos ao primeiro encontro com quem amamos, fazemos a prova num concurso público, planejamos uma festa, nos preparamos para uma competição esportiva, também ficamos stressados. Então, pode-se dizer que temos o stress negativo (distresse) e o positivo (eustresse). Ambos causam reações fisiológicas similares, sendo as reações emocionais que mostram a diferença. O distresse faz a pessoa sentir-se ameaçada, intimidada, enquanto o eustresse, produz motivação e satisfação. E, embora o objetivo final do stress é nos ajudar a adaptarmo-nos à uma nova situação, é a maneira como vemos subjetivamente a situação vivenciada, que fará que esse stress seja positivo ou negativo. 

Quando stressados temos reações fisiológicas, emocionais e comportamentais, mais leves ou não. As mais intensas ocorrem em situações de ameaça. alguns ficam paralisados, outros lutam ou fogem, reações de sobrevivência muito primitivas, em caso de perigo iminente, que a nossa espécie conservou através dos tempos. 

Na verdade, é a forma como interpretamos o que estamos vivendo que determinará se o stress será positivo ou negativo, embora o objetivo final do stress é sempre fazer com que nos adaptemos a uma nova situação. O stress é uma reação biológica, comum em todos os animais, desenvolvida através de milhões de anos de evolução, para salvar suas vidas numa emergência. Instintivamente, e imediatamente, a pessoa stressada, seu corpo e sua mente, ficamprontos para "lutar ou fugir". O cérebro ativa o sistema nervoso Simpático que, por sua vez, ativa as glândulas supre-renais. A adrenalina, hormônio do stress, é então, secretada no sangue para colocaro corpo em prontidão: em dois segundos e meio o corpo passa por 1.400 reações físico-químicas que fazem da pessoa um super humano. O coração bate mais rápido e os pulmões respiram mais rápido para dar-lhe mais oxigênio. O fígado usa o glicogênio armazenado como glicose super-forte que dá energia imediata. Só uma molécula de adrenalina converte 100 milhões de moléculas de glicogênio em açúcar. Se o perigo enfrentado persistir e o indivíduo precisar de ainda mais energia, as glândulas supra-renais secretarãoum outro hormônio do stress, o cortisol, que fará o fígado mobilizar as reservas de gordura armazenadas, para dispor ainda demais combustível. Seu cérebrovaià 1.000 por hora, pensando mais rápido como enfrentar a emergência. os músculos se contraem formando uma couraça para evitar ferimentos e o sistema imunológico coloca-se em alerta para não haver inflamação, caso houver um ferimento. Tudo isto funciona assim, e está muito bem, se houver mesmo uma emergência, como nos tempos do Neanderthal, pois é uma resposta muito primitiva, mas, imagina tudo isto ainda acontecendo com o Homo Sapiens que tem uma vida tão diferente etrabalha num escritório onde as suas emergências são emocionais e mentais.

2 comentários: